terça-feira, 16 de outubro de 2012


Divulgando:
Sras. e Srs. Conselheiros do CDC e demais associados e associadas da ABRATECOM,


Atendendo ao Regimento do Interno do CDC em vigor e por solicitação da sua Coordenação, encaminhamos, a 3a. Convocatória para a XVII Reunião da CDC da ABRATECOM, á nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro, RJ, cujo Edital de Convocação está transcrito abaixo, juntamente com o convite da Comissão de Cultura do CDC para o Sarau no Rio de Janeiro e a Noite Carioca, momentos de congraçamento e lazer que enriquecerão nosso encontro.
O CDC tem como objetivo “deliberar sobre as diretrizes científicas e sociais que orientam a ABRATECOM, atuando como órgão normativo, integrador e orientador de suas ações”, conforme Regimento Interno em vigor, aprovado em maio de 2006, sendo a participação dos representantes dos Polos Formadores essencial para a qualificação e validação das deliberações. 
Assim sendo, solicitamos a todos os associados e associadas e principalmente aos que representam os Polos Formadores, a presença nesta reunião, reforçando a necessidade de confirma-la antecipadamente.
Os Conselheiros que não puderem comparecer deverão justificar por e-mail sua ausência, podendo ou não designar um representante, especialmente no caso das Coordenações de Comissão.
Solicitamos aos Polos Formadores o preenchimento e envio das informações para a Partilha dos Polos, conforme formulário anexo.
Atenciosamente
Maria Aurea Bittencourt Silva
1a. Secretária
Selma Cardoso e Silva Hinds
Presidente




Edital de Convocação
XVII Reunião do Conselho Deliberativo e Consultivo da ABRATECOM
Rio de Janeiro – RJ.

De acordo com o Regimento Interno do Conselho Deliberativo e Consultivo – CDC, da Associação Brasileira de Terapia Comunitária – ABRATECOM, na qualidade de Coordenação do biênio 2011/2013 convoco os membros da Associação para a sua XVII Reunião do CDC nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, no endereço abaixo:
Rua Miguel Pereira, 33. Salão do Edifício Bairro Humaitá, Rio de Janeiro – RJ.
A reunião será iniciada, em primeira chamada, às 8h30min do dia 19 de outubro de 2012, com 2/3 dos seus membros e em segunda chamada às 9h do mesmo dia, com qualquer número de membros, tendo como Pauta:
1) Palavra de boas-vindas da Coordenação do Polo Formador Instituto NOOS, da Presidente da ABRATECOM e da Coordenação do CDC/ABRATECOM.
2) Leitura e aprovação da Ata da XVI Reunião Ordinária do CDC/ABRATECOM, encaminhada em anexo a este Edital.
3) Entrega da Declaração de Reconhecimento pela ABRATECOM aos Polos Formadores que estão com sua situação regularizada.
4) Partilha dos Polos Formadores e entrega do Formulário de Partilha anexo a este Edital, devidamente preenchido.
5) Reunião da Comissão de Formação: Leitura e Aprovação do Regimento do CDC.
6) Reunião das Comissões: Cultura, Histórico e Documentação, Pesquisa e Polos.
7) VII Congresso Brasileiro de TCI
8) Local e Data da XVIII Reunião do CDC.
9) Assuntos Gerais
 
Pouso Alegre, 12 de setembro de 2012
Maria Lucia de Andrade Reis
Coordenação do CDC/ABRATECOM
Maria Cristina Pinho Lima
Secretaria do CDC/ABRATECOM
 
Abraços Terapêuticos
Informe:
De

Nair Meneses
Diretora de Comunicação MISMECDF

Repassando:
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Nelio Azevedo <nelioazevedo4@gmail.com>
Data: 16 de outubro de 2012 15:04
Assunto: CONFRATERNIZAÇÃO: 9 ANOS DE TERAPIA COMUNITÁRIA


PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA:
19:30 HORAS :  ORAÇÃO INICIAL
                           PÁROCO DA BOM JESUS

19:40 HORAS: DEPOIMENTOS DE CLIENTES DA TERAPIA COMUNITÁRIA

20:00 HORAS: MÚSICA SACRA: GRUPO FRATERNOS (FENOMENAL!)
LEONARDO DAVI CASTRO (VOZ)

20:20 HORAS: DANÇA DE RUA
GRUPO DF STREET DANCE

20:30 HORAS:  CORAL DA AABB?

21:00 HORAS: SORTEIO

21:15 HORAS: SÉRGIO NOGUEIRA
           CANTOR DE MÚSICA POPULAR

21:30 LANCHE

Queridos terapeutas,
Vamos participar?!

Abraços Terapêuticos

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Abraços Terapêuticos


O MISMECDF PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PRIMEIRO “DIÁLOGOS DA JUVENTUDE” OCORRIDO EM CEILÂNDIA
            Buscando identificar problemas e soluções para reduzir a mortalidade juvenil em Ceilândia, o Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal-MISMECDF, a convite do Programa Jovem de Expressão do Grupo Caixa Seguros, participou ativamente da primeira edição do evento intitulado, “Diálogos da Juventude”, ocorrida na região administrativa de Ceilândia no dia 10 de agosto de 2012, no campus do IESB- Ceilândia.
            A participação do MISMECDF deu-se pela mediação dosdiálogos que ocorreram, paralelamente, enfocando a temática Segurança Pública e Prevenção da Violência perpassando os temas transversais: Mortalidade juvenil e Revitalização dos espaços públicos, mediados pelas Terapeutas Comunitárias do MISMECDF Aurea Briseno e Sarah Coelho de Souza.  O tema “Juventude e polícia” ficou com o parceiro José Ivaldo Lucena do Centro Popular de Formação da Juventude - Vida e Juventude. Os ricos Diálogos despertaram interesse dos jovens, moradores e representantes governamentais e da sociedade civil com o objetivo de facilitar o envolvimento e a participação social da comunidade de Ceilândia nas políticas públicas e prevenção da violência.
            Ceilândia é a Região Administrativa em que se situa um dos núcleos do Programa Jovens de Expressão, criado em 2007 pelo Grupo Caixa Seguros, com o Objetivo de promover a saúde de jovens entre 18 e 19 anos de idade, bem como reduzir sua exposição à violência. Esse Programa tem como base de ação a arte, a cultura, a comunicação, o empreendedorismo, e a Terapia Comunitária Integrativa.
            A série de eventos intitulada “Diálogos da Juventude” é uma estratégia criada pelo Jovem de Expressão para incentivar a participação social dos jovens na promoção da saúde e na redução da violência, inserindo a presença jovem em uma rede de reflexões sobre ações e políticas públicas, ampliando o diálogo entre a comunidade de Ceilândia e o governo do Distrito Federal
            Esses temas foram debatidos e priorizados previamente pela participação social da comunidade de Ceilândia por meio de debates francos e abertos com a participação de jovens, especialistas, autoridades governamentais, policiais e representantes da sociedade civil, tendo como suporte a tecnologia social “Fala Jovem”, adaptação da Terapia Comunitária Integrativa para jovens.
            O resultado da mediação desse primeiro Diálogos da Juventude é um conjunto de 15 ações defendidas, coletivamente, como prioritárias no sentido de diminuir a violência entre os jovens, melhorar as relações entre juventude e instituições de segurança pública, bem como revitalizar espaços urbanos de Ceilândia.
            Com essa participação o MISMECDF sedimenta suas duas grandes convicções, juntamente com seus parceiros:
1-A necessidade de atuar em rede e somar esforços para encontrar respostas eficazes para os problemas identificados pela comunidade e assim fazer os encaminhamentos necessários junto aos setores do governo e da sociedade civil do Distrito Federal.
2- A Terapia Comunitária Integrativa também pode ser uma grande ferramenta de mediação de diálogos e mobilização social para a construção coletiva das políticas públicas em todos os setores sociais.
Fala Jovem!”
DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE - 12 DE AGOSTO


Abraços Terapêuticos