quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Abraços Terapêuticos


O MISMECDF PARTICIPOU ATIVAMENTE DO PRIMEIRO “DIÁLOGOS DA JUVENTUDE” OCORRIDO EM CEILÂNDIA
            Buscando identificar problemas e soluções para reduzir a mortalidade juvenil em Ceilândia, o Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal-MISMECDF, a convite do Programa Jovem de Expressão do Grupo Caixa Seguros, participou ativamente da primeira edição do evento intitulado, “Diálogos da Juventude”, ocorrida na região administrativa de Ceilândia no dia 10 de agosto de 2012, no campus do IESB- Ceilândia.
            A participação do MISMECDF deu-se pela mediação dosdiálogos que ocorreram, paralelamente, enfocando a temática Segurança Pública e Prevenção da Violência perpassando os temas transversais: Mortalidade juvenil e Revitalização dos espaços públicos, mediados pelas Terapeutas Comunitárias do MISMECDF Aurea Briseno e Sarah Coelho de Souza.  O tema “Juventude e polícia” ficou com o parceiro José Ivaldo Lucena do Centro Popular de Formação da Juventude - Vida e Juventude. Os ricos Diálogos despertaram interesse dos jovens, moradores e representantes governamentais e da sociedade civil com o objetivo de facilitar o envolvimento e a participação social da comunidade de Ceilândia nas políticas públicas e prevenção da violência.
            Ceilândia é a Região Administrativa em que se situa um dos núcleos do Programa Jovens de Expressão, criado em 2007 pelo Grupo Caixa Seguros, com o Objetivo de promover a saúde de jovens entre 18 e 19 anos de idade, bem como reduzir sua exposição à violência. Esse Programa tem como base de ação a arte, a cultura, a comunicação, o empreendedorismo, e a Terapia Comunitária Integrativa.
            A série de eventos intitulada “Diálogos da Juventude” é uma estratégia criada pelo Jovem de Expressão para incentivar a participação social dos jovens na promoção da saúde e na redução da violência, inserindo a presença jovem em uma rede de reflexões sobre ações e políticas públicas, ampliando o diálogo entre a comunidade de Ceilândia e o governo do Distrito Federal
            Esses temas foram debatidos e priorizados previamente pela participação social da comunidade de Ceilândia por meio de debates francos e abertos com a participação de jovens, especialistas, autoridades governamentais, policiais e representantes da sociedade civil, tendo como suporte a tecnologia social “Fala Jovem”, adaptação da Terapia Comunitária Integrativa para jovens.
            O resultado da mediação desse primeiro Diálogos da Juventude é um conjunto de 15 ações defendidas, coletivamente, como prioritárias no sentido de diminuir a violência entre os jovens, melhorar as relações entre juventude e instituições de segurança pública, bem como revitalizar espaços urbanos de Ceilândia.
            Com essa participação o MISMECDF sedimenta suas duas grandes convicções, juntamente com seus parceiros:
1-A necessidade de atuar em rede e somar esforços para encontrar respostas eficazes para os problemas identificados pela comunidade e assim fazer os encaminhamentos necessários junto aos setores do governo e da sociedade civil do Distrito Federal.
2- A Terapia Comunitária Integrativa também pode ser uma grande ferramenta de mediação de diálogos e mobilização social para a construção coletiva das políticas públicas em todos os setores sociais.
Fala Jovem!”
DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE - 12 DE AGOSTO


Abraços Terapêuticos